Convocatoria IberCultura Viva Emergências

Essa chamada pública irá apoiar com passagens aéreas a participação de representantes de iniciativas culturais da Ibero-América para o evento “Emergências” no Rio de Janeiro, Brasil de 7 a 13 de Dezembro, no âmbito do Programa Ibero-Americano de Fomento à Política Cultural de Base Comunitária, “IberCultra Viva”. Para se inscrever, leia atentamente as regras abaixo e preencha o formulário no final da página.

APRESENTAÇÃO

De 7 a 13 de dezembro, pensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e políticos de todo o mundo participarão do Emergências, um projeto do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O encontro será realizado nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói e Região Metropolitana. O objetivo é pensar a cultura como a centralidade da luta pela extensão dos direitos e compreender as mudanças no campo da política, comportamento, economia, artes, e discutir a emergência de novos modelos de sociabilidade.

DATA DE INCRIÇÃO

Terá início em 5 de novembro de 2015 e terminará em 16 de novembro às 23:59 horas, considerando o horário e calendário oficial de Brasília, Brasil.

PREMIAÇÃO

Para esta chamada serão destinados um máximo de 20 bilhetes de avião, com recursos do orçamento do Departamento de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasi, por meio do Programa IberCultura Viva. Estes recursos serão usados para comprar passagens aéreas para representantes de organizações e grupos culturais de todos os países Ibero-americanos (com excessão do Brasil) que tenham sido melhor classificados sob os critérios propostos nesta chamada. No caso de não haver vôos no aeroporto ou localidade indicada pelo requerente, os bilhetes de avião serão adquiridos a partir do aeroporto mais próximo da cidade indicada. (*O Programa se responsabiliza pelo deslocamento interno em caso de não haver aeroportos ou voos na área indicada pelo candidato). Esta chamada é exclusivamente para a passagem aérea. A organização do Emergências poderá oferecer hospedagem solidária, acampamento e alimentação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Os vencedores devem enviar um e-mail para:iber.culturaviva@gmail.com com o comprovante das passagens aéreas e relatório de viagem, de acordo com o modelo a ser enviado pela organização em um prazo de 30 dias após a conclusão da viagem. O candidato deve comunicar qualquer fato que envolva a interrupção da sua participação.

CRITÉRIOS PARA O ATENDIMENTO

Serão avaliados os itens a seguir, podendo atingir um máximo de 100 pontos. A comissão de avaliação será composta por membros do Ministério da Cultura do Brasil.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

– “Breve descrição da iniciativa, entidade ou grupo cultural” (0-10 pontos)

– “Experiência pessoal em atividades culturais” (0-10 pontos)

– “Experiência pessoal na articulação de redes culturais” (0-10 pontos)

– “Histórico de participação em processos de articulação cultural de redes a nivel nacional” (0-10 pontos)

– “Histórico de participação em processos de articulação cultural de redes a nivel internacional” (0-10 pontos)

– “Motivação para participar de Emergência” (0-10 pontos)

– “Como espera colaborar com a sua participação no Congresso? Que tipo de experiência e boa prática pode compartilhar? Como espera contribuir com a sua participação no seu contexto local?”

Pontuações extras, políticas afirmativas:

– Juventude (até 30 anos), + 10 pontos – Gênero (mulheres e transexuais), + 10 pontos

– Etnia e raça (afro-descendentes e indígenas), + 10 pontos

 

Confira o resultado!